A versatilidade das formas plásticas
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A versatilidade das formas plásticas

O aquecimento do mercado da construção civil exige que as obras estejam cada vez mais rápidas e econômicas e, por isso, o sistema construtivo de paredes de concreto moldada in loco está sendo largamente utilizado. Baseado na combinação de baseado na combinação de elementos modulares, que permitem a obtenção de painéis de qualquer tamanho, esse sistema resulta em economia e velocidade na obra. E pelo fato das formas plásticas, bastante utilizadas pelo sistema, serem versáteis, elas agregam na qualidade, velocidade e eficiência, tanto em obras residenciais quanto industriais.

 

A Metro Modular, empresa especializada na fabricação de formas plásticas para paredes de concreto moldadas in-loco, tem visto que a cada ano, o uso das formas plásticas tem se tornado comum. “Temos percebido que as pessoas já conhecem o nosso produto e os questionamentos levantados quando as construtoras nos procuram são focados na aplicação do sistema em projetos específicos”, explica Rivabene.

 

De acordo com o engenheiro Danilo de Matos Lorenceto, diretor geral da Lorenceto Engenharia e coordenador de Infra-estrutura e Habitação da Construquali, empresa responsável pela construção de 2400 unidades habitacionais da Operação Reconstrução do Governo do Estado de Pernambuco, que visa atender as famílias que tiveram suas casas afetadas durante a enchente de junho de 2010, a escolha pelas formas plásticas para paredes de concreto se dá pelo fato do setor da construção civil ter evoluído nos últimos anos, criando a necessidade de industrializar seu processo construtivo. “Hoje nós precisamos ter controle total da obra, desde o gasto com todos os insumos, logística e o gasto com mão de obra. Por isso, o sistema de formas plásticas para paredes de concreto é vantajoso, uma vez que permite o controle do uso de matéria-prima e não exige uma mão de obra totalmente especializada, mas de profissionais que sejam capazes de montar e desmontar a forma. Esse é o maior feeling do sistema”, afirma.

 

O engenheiro afirma ainda que, entre todos os tipos de formas utilizadas neste sistema, as plásticas apresentam como vantagem seu custo menor. “Além disso, elas permitem uma possibilidade maior de modulação de projetos. Outra vantagem é que as formas da Metro Modular, utilizadas neste projeto, apresentam a opção de uma maior quantidade de travamentos, o que a diferencia das demais no mercado e faz com que ela tenha maior rigidez no painel, reduzindo possíveis problemas de alinhamentos e desaprumos. Por isso, o resultado é extremamente satisfatório”, afirma.

 

As formas plásticas também foram utilizadas na construção de vigas da Estação de Tratamento “Água Limpa”, construída pelo consórcio entre as construtoras Isolux Corsan e Araguaia Engenharia Ltda. A estação com capacidade máxima de tratamento de 860 litros por segundo (porte médio), será gerenciada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e atenderá aos municípios de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, no estado de São Paulo.

 

Segundo o engenheiro Bruno Legramandi, gestor de contratos da Araguaia Engenharia, as vigas deste tipo de obra possuem uma variedade de dimensões e as formas plásticas foram escolhidas pela sua versatilidade, que permite essa variedade de dimensões. “Nós damos a geometria da peça para a Metro Modular e ela desenvolve a forma exatamente na dimensão solicitada. Isso elimina o uso de peças para complementar o módulo, caso da forma metálica, o que permite uma regularidade muito boa ao projeto. Além disso, as formas são muito leves o que facilita seu transporte e manuseio”, comenta Legramandi.

 

Ainda de acordo com Legramandi, a leveza das formas gera uma economia muito grande em mão-de-obra. “Por serem leves, eu não preciso de guindaste para movimentação das peças e a descarga também é muito fácil. Isso é muito importante, considerando que o terreno da obra é irregular e esses painéis são utilizados a 6,5 metros de altura”, diz. Outro ponto positivo destacado é o fato da forma plástica da Metro Modular já vir com desmolde. “O desmoldante, geralmente aplicado nas formas de alumínio, geram um custo a mais. Além disso, com a forma plástica o concreto fica muito mais limpo. São pequenos detalhes que vão se somando e acabam fazendo toda a diferença”, diz.

 

Segundo Thiago Pereira, engenheiro de produção da obra, a economia no custo da obra civil com o uso de formas plásticas gira entre 15% a 20%, levando-se em conta todas as vantagens da forma. “É difícil comparar as formas plásticas com as de outro tipo, pois não há nenhuma outra com estas características, mas nós simulamos de quanto seria o gasto com outros tipos de forma e chegamos a este número. Para esta obra, a forma plástica caiu como uma luva”, afirma.

 

As formas plásticas também se adequam perfeitamente ao sistema de concretagem simultânea. Nesse sistema, paredes e lajes são concretadas ao mesmo tempo, o que permite maior velocidade à obra.

 

Por isso, ele é utilizado por muitas construtoras, entre elas uma construtora em João Pessoa- PB, que escolheu o sistema para aplicá-lo na construção de prédios do tipo térreo+3 (construção de prédios de quatro andares com quatro unidades por andar). “Nossa principal necessidade era a de conseguir um prazo de obra menor que o convencional e com pouca mão-de-obra, já que estamos com dificuldade de achar profissionais da área na região”, comentou Francisco Cirne, proprietário da construtora.

 

Entre as opções para esse tipo de sistema construtivo, a construtora escolheu as formas plásticas da Metro Modular. “O sistema de formas plásticas para paredes de concreto, especialmente de concretagem simultânea, agilizam bastante o tempo de execução da obra e apresentam um custo menor em relação aos demais sistemas. Entre os principais pontos positivos das formas da Metro Modular nesta obra destaco a velocidade e redução de etapas, uma vez que paredes e lajes são concretadas ao mesmo tempo”, explicou Cirne.

 

Para atender essa necessidade e garantir a qualidade dos prédios, especialmente da fachada, a Metro Modular desenvolveu um sistema de transição entre andares para as formas plásticas. “Nesse sistema, junto com concretagem simultânea das paredes e lajes de um andar é colocada uma faixa que, após essa concretagem, faz a ligação entre este e o próximo andar, que garante o alinhamento entre todos os andares e evita um retrabalho na obra”, finaliza Edenilson Rivabene, gerente de planejamento da empresa.