ABNT publica norma que regulamenta uso de paredes de concreto moldada in loco
Logotipo Metro Modular

ABNT publica norma que regulamenta uso de paredes de concreto moldada in loco

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou na última terça-feira (10/4) a norma ABNT NBR 16044:2012 – Parede de concreto moldada in loco para construção e edificações – Requisitos e procedimentos, que trata sobre a utilização da parede de concreto moldada in loco com formas removíveis para construção de edificações. A norma, que já havia sido aprovada em 29 de fevereiro, entrará em vigor a partir do próximo dia 10 de maio.

 

Isso significa que esse sistema construtivo, considerado “inovador”, passa a ser guiado pela norma da ABNT, o que deve contribuir para que mais construtoras o utilizem em seus projetos. “Antes da aprovação, havia uma série de exigências que tornavam este tipo de construção mais cara. As construtoras tinham que obter um Documento de Avaliação Técnica (DATEC), um processo demorado que, muitas vezes, inviabilizava o uso deste sistema pelas construtoras”, comenta Edenilson Rivabene, gerente de planejamento da Metro Modular.

 

O texto normativo, elaborado em oito meses de trabalho, aborda os requisitos gerais para a qualidade da parede, critérios de projeto, materiais, análise de estrutura, dimensionamento e procedimentos para a fabricação de parede, entre outros aspectos. “Aplicamos os procedimentos que já vinham sendo utilizados, mas com limites um pouco mais rígidos, para garantir maior eficiência do sistema”, explica o engenheiro Rubens Monge da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) em entrevista ao SindusCon-SP.

 

Para a Metro Modular, especializada na fabricação de formas plásticas para paredes de concreto, a expectativa é de aumento nos negócios. “Grande parte das nossas negociações esbarravam na falta de uma norma que regulamentasse este sistema. Agora, com um maior número de construtoras utilizando este sistema, nossa expectativa é de crescimento”, comentou o gerente de planejamento da empresa.