Atividade na construção civil em queda
Logotipo Metro Modular

Atividade na construção civil em queda

A atividade da construção civil continuou em queda no mês de junho acompanhando o enfraquecimento da atividade econômica, segundo a pesquisa Sondagem da Indústria da Construção divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que apontou queda de 44,3 pontos em junho no indicador que mede o nível de atividade do setor. Em maio o indicador estava em 46,9 pontos.

 

Vale lembrar que o nível de atividade do setor da construção não cresce desde março de 2012 mostra retração desde dezembro do ano passado.

 

A pesquisa mostra que os três segmentos dessa indústria - construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados - mostram desaquecimento, sendo que o que apresenta maior retração é o de construção de edifícios. "Há incertezas por parte do consumidor em relação ao futuro, o que prejudica sua disposição a assumir financiamentos de longo prazo", diz a CNI em nota.

 

A atividade em relação à usual para o mês ficou em 42,3 pontos em junho, o que representa atividade menor do que o normal para junho, sendo que esse é o pior resultado da série, que se iniciou em 2009. Em maio, esse indicador apontava 44,8 pontos. Já a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) foi de 68% em junho, ante 69% em maio.