Brasil é o quarto país em ranking de edifícios verdes
Logotipo Metro Modular

Brasil é o quarto país em ranking de edifícios verdes

De acordo com a certificação americana LEED (Learship in Energy na Environmental Design) o Brasil possui atualmente 504 projetos sustentáveis registrados, ocupando a 4ª posição, atrás apenas dos Estados Unidos, dos Emirados Árabes e da China na lista mundial.

 

Os responsáveis por esta posição são os projetos sustentáveis ligados à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. “O Brasil já tem posição importante no cenário sustentável”, disse Roberto Souza, diretor-presidente do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), em entrevista para o jornal Brasil Econômico.

 

Só para se ter uma ideia da evolução do mercado, em 2006 o país teve apenas um empreendimento registrado. Hoje, a média é um novo projeto por dia útil, de acordo com informações do CTE, sendo que o grande salto do setor ocorreu a partir de 2010.

 

 Ainda de acordo com Souza, o custo de construção de um imóvel verde fica 1% a 6% maior que a construção de um imóvel normal, entretanto, a economia com esse empreendimento é maior. “Um empreendimento como esse pode reduzir em 30% o consumo de energia, 35% das emissões de gás carbono, 30% a 50% o consumo de água e até em 90% o descarte de resíduos”, afirmou.