Grande ABC: Vagas crescem 131% em 10 anos
Logotipo Metro Modular

Grande ABC: Vagas crescem 131% em 10 anos

O número de vagas no setor da Construção Civil na região do Grande ABC cresceu 131% nos últimos 10 anos. Em 2013, o setor empregava 19.177 trabalhadores; no ano passado esse número passou para 44.378, segundo informações da CBIC.

 

Os principais fatores para esse aumento, segundo a diretora adjunta da regional do SindusCon- SP (Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo no Grande ABC, Rosana Carnevalli, são a estabilidade financeira proporcionada pela economia do país nesse período, no qual os bancos ampliaram a oferta de crédito habitacional e, como conseqüência, as construtoras direcionaram seus empreendimentos para a região. Além disso, o acesso à região pelo Rodoanel fez com que o Grande ABC fosse visto como uma região estratégica.

 

No entanto, a curva de crescimento na oferta de empregos começou a se inverter entre 2010 e 2012, passando de 48.104 vagas a 47.915.

 

Para Rosana, a expectativa é de que o setor cresça em torno de 2% neste ano em relação a vaga de empregos. “Acredito que esse seja mais ou menos o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), já que não estamos em momento econômico tão propício e tudo acaba passando pela construção civil. As coisas estão caminhando lentamente em relação a investimentos, mas enquanto a região tiver demanda, acredito que haverão construções.”, disse em entrevista ao CBIC.

 


* Com informações do CBIC