Nova norma pode reduzir reclamações por barulho
Logotipo Metro Modular

Nova norma pode reduzir reclamações por barulho

O barulho provocado pelos vizinhos está entre as principais reclamações dos condomínios. Mas uma nova norma para a construção civil, que entra em vigor no dia 19 de julho, pode reduzir essas reclamações.

 

A norma determina que, entre as paredes de apartamentos vizinhos, o isolamento acústico dever ser reduzido em 45 decibéis, o que na prática significa que a pessoa não pode entender o que o morador ao lado fala. Os moradores também não devem ouvir ruídos de passos no andar superior ou escutar a descarga acionada pelo morador de outro apartamento.

 

 “Ela vem trazer índices de desempenho da construção. Isso vai envolver uma série de itens: parte estrutural, conforto térmico, instalações sanitárias e inclusive a parte de acústica. É uma norma que age em um item que hoje em dia não é levado em consideração”, afirma o professor da Coppe da UFRJ Fernando Castro Pinto, em entrevista ao jornal Bom Dia Brasil.

 

Para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, as novas normas vão deixar o comprador mais atento. “Entendo que daqui pouco tempo quem vai comprar um imóvel vai exigir um imóvel dentro da norma de desempenho. Ou seja, que ele não vai escutar o barulho do seu vizinho de cima na hora que acorda muito cedo, que o sapato de salto bateu no piso”, ressalta José Carlos Martins ao Bom Dia Brasil.